Laboratório de Geotecnia Ambiental – LGA

O Laboratório de Geotecnia Ambiental – LGA/UERJ faz parte da infraestrutura do Núcleo de Laboratórios de Geografia Física – LAGEFIS, do Departamento de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ Maracanã).

No laboratório são realizados ensaios de caracterização física e análises geotécnicas de solos. As análises seguem métodos do Manual de Métodos de Análise de Solo da Embrapa (1997) e normas ABNT para realização de ensaios geotécnicos.

Além das análises de solos o laboratório também fornece apoio para a realização de atividades de campo envolvendo coletas de amostras de solos e monitoramento do balanço hídrico e sedimentológico em bacias hidrográficas.

Atualmente o LGA-UERJ vem apoiando ações ligadas ao projeto de pesquisa: Geomorfologia aplicada à análise de sistemas geoambientais em regiões tropicais, vinculado a linha de pesquisa II – Cultura e Natureza do PPGEO. O projeto visa contribuir para o diagnóstico, prognóstico e monitoramento de sistemas geoambientais em regiões tropicais, mediante a utilização de métodos e técnicas da geomorfologia aplicada. A caracterização destes sistemas, o diagnóstico de áreas impactadas, o manejo e a conservação do solo e da água, bem como a recuperação ambiental em diferentes tipos de paisagens tropicais são analisados dentro das interfaces entre a geomorfologia aplicada e a geotecnia ambiental.